terça-feira, 3 de março de 2020

A VERDADEIRA REALIDADE DO SER







Sobre a Verdadeira Realidade do Ser.
O Homem acha e sempre achou que "as coisas são só e só poderiam ser assim mesmo", quero dizer: não ocorre a quase ninguém, indagar sobre as raízes daquilo a que nos acostumamos chamar de "REALIDADE”, essa realidade costumeira, feita de sóis e planetas, corujas e formigueiros, postes de ferro, sonetos e pedrinhas no sapato; a REALIDADE mesmo, a REALIDADE pura e simplesmente, a somatória de todas as coisas, objetivas e subjetivas.
Ninguém pergunta para si mesmo: Que coisa estranha é esta em que me encontro como parte?...A vida e o existir, o cenário que envolve a minha presença...os laços de minha consciência e do meu coração?...
O Homem pode possuir um acervo enorme de conhecimento sobre o universo em que vivemos, pode até ser um criador de universos, através da criação de conceitos, mas nada sabe a respeito da "Razão de Ser" das coisas, porque, basicamente, não se conhece a si mesmo. É claro que perguntas complexas podem ser formuladas e também respostas simplíssimas podem ser oferecidas, como por exemplo, as que partem do pensamento científico, pretendendo ser filosófico, ou as do pensamento filosófico, pretendendo ser científico. Da mesma forma, como a "REALIDADE" nada tem de simples, o processo da história humana também não é nada fácil de ser explicado, porque na verdade, os caminhos da chamada evolução, bem poderiam ter sido outros; assim como a culminância da cultura, que é a civilização, bem pode ser um equívoco...um erro de planejamento ou a consequência de um acidente cósmico.
A busca da realidade que culmina na sabedoria, não deve ser tentada sobre afirmações conceituais. Ela começa no instante em que adquirimos consciência dos nossos condicionamentos; momento em que as "certezas “começam a se desmanchar diante da imensidão do desconhecido que se descortina diante da nossa inteligência liberada.
(TEXTO-ALÓDIO TOVÁR-MEU PAI/

  FOTOGRAFIA-ALÓDIO TOVÁR-MEU FILHO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente

POSTAGEM EM DESTAQUE

KRISHNAMURTI