domingo, 29 de novembro de 2009

POESIA-MENSAGEM!!!



Não seja o conteúdo da palavras fáceis nem a facilidade contida nos versos,a quintessência do meu canto.
Não quero a palavra pela a palavra nem a verdade pela verdade
quero só a claridade dos seus olhos!
Seja pois a dificuldade contida na luz o sentido da minha poesia como seja a filosofia a poesia do meu amor por ti.
Quero-te muito pois sei que sentes a mesma solidão que já senti.
Não existem individualidades diferenciadas pelo céu,isto é certo
só o inferno fomenta o separatismo.
É o que eu sou,sou o que tu és.
Quero meditar profundamente e concluir pala irmandade universal de nossas almas,
Eu sou o irmão!
Sou o irmão porque já superei a mim mesmo:em mim não há a horrível vã identidade:
Sou somente. agora um campo eletromagnético da "Humanidade"...
Um vácuo em meio aos polos das sensações e as idéias.
Sou somente alguém que diz o que todos gostariam de dizer.
Sou um "SIM" de aspirações secretas...



(Alódio Tovar)



QUAL É A VERDADEIRA RELIGIÃO???

   É claro que a atitude fanática nasce sempre  e necessariamente de uma visão distorcida da própria realidade.Quem é sereno e seguro das verdades que cultiva não se preocupa com os aspectos antagônicos da sua religião;sabe ultrapassar todas as dificuldades e atingir uma posição equilibrada e tolerante onde sua fé se transforma em benção da convivência  com os outros e em motivos de elevação que faz a vida a grande porta da Esperança Eterna!
   É bem verdade que o ateísmo e o materialismo cresceram muito nos últimos tempos principalmente entre os que se supõem mais cultos e acham que com a cultura podem responder todas as questões propostas.E eles estão propondo a "morte de Deus"...Mas não é bem assim...A cultura é apenas o conjunto de informações  que passaram para a memória, de acordo  com o maior ou menor grau de escolaridade que a pessoa possui. A cultura em nada pode esclarecer os problemas internos,espirituais,porque esses pertencem a uma outra escala de valores que não faz parte dos currículos escolares:chama-se "Sabedoria"!
   A sabedoria é o verdadeiro manancial que fornece a "água da vida"...algo que nasce da boa vontade e do amor a todas as coisas- uma disposição de fraternidade para com todas as pessoas;sempre com o coração aberto às manifestações da verdade dos semelhantes!
   Se Deus fosse um fanático,se tivesse  "preferências" pelo seguidor dessa ou daquela religião então o mundo estaria padronizado pela sua determinação...Imaginem o Senhor do Universo,criador de todas as coisas "preocupado" em "exigir" de cada um de seus filhos a filiação a esta ou àquela igreja...
   É claro que nós nos encaminhamos historicamente para o dia da verdadeira concórdia universal mas até que isso aconteça compete a cada um "combater o bom combate"compreendendo exatamente que a diversidade das seitas não é mais do que a própria diversidade dos caracteres e dos níveis de inteligência.
   No processo histórico de desenvolvimento do homem,centenas de religiões apareceram.Muitas não existem mais porque os próprios fatos da História se encarregaram de fazê-las desaparecidas,outras se transformaram e assumiram novas feições enquanto outras ainda continuam existindo com as mesmas características  da época em que surgiram.
   Por essa razão podemos compreender que , de uma forma ou de outra, todas as religiões estão ligadas às Grandes Tradições e cada uma delas representa um "modo de dizer"a mesma verdade sob enfoques diferentes.Este "enfoque" é sem dúvida o "lado humano" da revelação, o que significa que toda religião possui um lado divino e um lado humano-O cósmico e o terrestre, o tradicional e o circunstancial, o espiritual e o temporal.
   A compreensão desta verdade por si só é suficiente para eliminar todas as intolerâncias e caprichos que atualmente fazem das religiões instituições deslocadas de sua autêntica razão de ser que é o de  aproximar o homem da verdade,para fazê-lo Cônscio do significado correto da existência e real significado da Vida!


(Alódio Továr)

POEMA REFLEXIVO - DESPERTAR PARA LUTA







Desperta para a vida!

Desperta para a ânsia!

Ânsia maior,
Muito maior
Que a que dormita no teu peito.
Digo-«dormita»
Porque a ânsia despertada
Dança com a hora
E zomba da tristeza e da alegria.
Desperta para a luta!
Desperta para a vida!
Desperta para a ânsia!
Ânsia pura
Muito pura,
Porque a ânsia da amargura

Digo - «amargura»
É o cântaro do hidromel
Enebriante que nos leva às delicias do inferno e ao silêncio do céu.
Desperta para a luta!
Desperta para a vida!
Desperta para a ânsia!
Ânsia boa
Muito boa,
Porque a ânsia da frustração
Digo-«Frustração»
É a seta do caminho
Onde flores e amores
Se confundem com chagas e dores.
Desperta para a luta!
Desperta para a vida!
Desperta para a ânsia!
Ânsia eterna
Infinita e eterna
Porque a ânsia do limite
É somente a espaçonave
Do grande voo da nossa ALMA!!!

(ALÓDIO TOVÁR)






Um despertar espiritual – frequentemente chamado de estado de “vigília” – proporciona à pessoa uma visão da vida melhor e mais aprimorada. 
Geralmente vem da transcendência para um estado de consciência superior, que torna a pessoa mais consciente e permite que ela processe a vida de uma maneira nova e excitante.

Fonte de Pesquisa- livro Brasil 500 Anos -Alódio Továr
                            Site awebic

POSTAGEM EM DESTAQUE

KRISHNAMURTI